quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Setase realiza trabalho nos 162 anos de Acaraú

















Planseq/MTE certifica quatro turmas de capacitação profissional em Acaraú em parceria com a SETASE


A Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo – SETASE, considerando o processo de capacitação profissional como ferramenta essencial para a inclusão produtiva, firmou parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE por meio da qual foram desenvolvidas no município de Acaraú, no período de Abril a Junho de 2011, 04 (quatro) turmas do Planseq, capacitando 100 pessoas em 02 (duas) turmas de Operador de Caixa e 02 (duas) turmas de Empreendedor Individual. A certificação dos concludentes tomará parte nas festividades comemorativas ao Dia do Município.

Novo Centro de Negócios de Acaraú, mais uma unidade de apoio aos Empreendedores locais


Na semana comemorativa aos 162 anos do município de Acaraú, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo – SETASE, inaugura o Centro de Negócios de Acaraú - CENA, que tem como objetivo apoiar os empreendedores locais criando um espaço de comercialização de produtos de artesanato e de geração de oportunidades de negócios.

O novo Centro conta com a parceria do SEBRAE, da CEART e da Associação dos Artesãos de Acaraú – ACARAUARTE e representa um significativo avanço na perspectiva da promoção da auto-sustentabilidade das famílias acarauenses.

















Implantados novos grupos de atendimento às crianças até 6 anos nos CRAS


Desenvolver Serviços de Atendimento às crianças de famílias inscritas no Cadúnico é um dever e um compromisso da gestão municipal, nesse sentido em 2011 os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS I e II implantaram o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças até 06 anos, que atualmente atende a 40 crianças em atividades lúdicas favorecendo a aquisição de habilidades e potencialidades inerentes ao processo de desenvolvimento infantil.

CREAS promove campanha contra o Abuso e Exploração Sexual em Acaraú


No dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social – CREAS, em parceria com o NASF e a Secretaria de Educação realizaram uma intensa mobilização e uma caminhada com a participação de crianças e adolescentes pelas principais ruas da Sede de Acaraú, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2011, a campanha adotou nacionalmente o lema ““ Esquecer é permitir, lembrar é combater".

SETASE promove o I Encontro de integração, esporte e lazer do PETI


Em alusão ao dia Mundial e Nacional de Combate ao trabalho infantil a SETASE promoveu o I Encontro de integração, esporte e lazer do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI.

Na ocasião, foram desenvolvidas atividades tais como: Futsal, jogos, brincadeiras, banho de piscina, distribuição de picolés, pipocas e lanches.

O Encontro ocorreu na AABB com a participação de mais de 500 crianças e adolescentes e contou com as presenças do Prefeito Municipal, Pedim do Cleto, da Primeira-Dama, D. Fátima, da Secretária Municipal do Trabalho, Ação Social e Empreendedorismo, Maria Irene Góes, e de muitas outras autoridades.

Fortalecimento do Controle Social, compromisso efetivo da Gestão Municipal

A transparência em todas as suas ações é uma marca da gestão “O Acaraú que o povo quer”, nesse sentido a SETASE implantou no primeiro semestre de 2011 a Casa dos Conselhos desenvolveu varias ações de fortalecimento do controle social, entre as quais se destacam: - A realização do I Fórum comunitário de participação e controle social; - A Conferencia Territorial do Litoral extremo Oeste, sediada em Acaraú; - A realização Conferência Municipal dos Direitos do Idoso e mais recentemente a Conferência Municipal da Assistência Social, ocorrida no dia 22 de julho último.

Mais as ações não param por aí, para o segundo semestre está prevista a realização da Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a reestruturação dos conselhos vinculados à política de assistência social.

Apresentações Culturais demonstram o potencial criativo dos Grupos de Idosos dos CRAS


Os Grupos de idosos dos CRAS vem trabalhando de forma incansável pela  valorização da pessoa Idosa e defesa intransigente de seus direitos, nessa perspectiva são desenvolvidas diversas ações de socialização, integração e desenvolvimento de potenciais, um exemplo disso é o Grupo de Coral dos CRAS, a quadrilha junina que realizaram varias apresentações públicas, inclusive sendo convidados a se apresentar em municípios circunvizinhos.

Ação itinerante da SETASE facilita o acesso das famílias ao cadastro único para programas sociais.

Com o objetivo de facilitar o acesso e manutenção das famílias no Cadastro Único para programas sociais, a SETASE promoveu ações itinerantes com a utilização do Ônibus da cidadania, que no primeiro semestre percorreu as localidades de Juritinhanha, Curral Velho, Coaçu, Telhas, Queimadas, Lagoa do Carneiro, além dos bairros, Outra Banda, Sagüim, Mucunã e Sitio Buriti.


Além dos serviços de inclusão, atualização cadastral, orientações sobre o Programa Bolsa Família – PBF, a visita do ônibus da cidadania leva para as comunidades outros serviços socioassistenciais, tais como a realização de atividades lúdicas, contação de histórias, brincadeiras de roda, promovendo momentos muito agradáveis aos beneficiários.

Acaraú rumo ao Bicampeonato do SELO UNICEF – Município Aprovado


 
O Selo UNICEF é um reconhecimento público valioso ao município que de forma mais eficiente desenvolve ações visando a melhoria da qualidade de vida de suas crianças e adolescente.

Em Acaraú o trabalho para a obtenção do selo não para, o CMDCA, a equipe de articulação e os mobilizadores municipais já iniciaram o desenvolvimento das ações referentes aos 03 eixos de Participação Social : Educação para a Convivência com o Semi- árido; - Cultura e Identidade Étnico-racial; - Esporte e Cidadania.

O trabalho desenvolvido em cada um desses eixos será apresentado no 2º Fórum Comunitário que acontecerá em 2012, com a participação de representantes de diversos segmentos sociais de Acaraú e do Mediador indicado pelo UNICEF.